20 de agosto de 2008

Quando Comer vira Vício?!


É chamado vício da comida, um distúrbio de ingestão compulsiva.

Este distúbio é uma síndrome persistente e frequente de ingestão compulsiva, que não é acompanhado por comportamentos compensatórios regulares necessário para diagnostico de bulimia nervosa.

A ingestão compulsiva consiste na ingestão de uma grande de comida sendo suqprior à que a maioria das pessoas comem num período de tempo semelhante e sob as mesmas circustâncias, com a sensação de perda de controle sobre o ato de comer durante o episódio.

Os episidios de voracidade estão associados a certas condições, nomeadamente:

- comer muito muito mais rápido do que o normal;

- comer só porque tem vergonha do quanto come;

- comer até se sentir desagradavelmente cheio;

- comer muito apesar de não ter fome;

- sentir-se triste, ou culpabilizado depois de comer.

depois da ingestão compulsiva a pessoa apresenta marcado mal estar geral em relação aos episódios e estes aparecem, em média, pelo menos, duas vezes por semana.

A evidência tem indicado que a terapia cogntivo-comportamental; psicoterapia interpessoal e tratamento antidepressivo, tem utilidade no tratamento do distúrbio de ingestão compulsiva.

A terapia mais bem estudada e com resultados promissores é terapia congnitivo-comportamental.

Esta baseia-se na premissa que a dieta crónica no esforço de controlar o peso promove e mantém o comportamento de ingestão compulsiva.

A terapia cognitivo-comportamental tem como objetivo focar-se em diminuir a restrição alimentar e modificar pensamentos maladaptativos, crenças e valores relacionados com a alimentação, forma e peso.

Resumindo, o vicio da comida é um disturbio alimentar que consiste na ingestão rápida e abusiva de comida sem que a pessoa esteja, realmente, necessitada de comida.

Fonte: http://viciostic.com.sapo.pt/comida.htm

Nenhum comentário: